sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Top 5 - Sociedades Secretas


O dicionário define Sociedade Secreta como um "grupo de pessoas que se reúnem em segredo com um propósito em comum,quase nunca revelado e seus membros nem sempre são anônimos". O que importa é que através da história tem havido muitas sociedades secretas e teorias da conspiração as envolvendo.

Hoje um Top 5 com as sociedades mais famosas e populares.


Opus Dei
Organização de católicos da Igreja, que enfatiza a crença católica de que todos são chamados à santidade e que a vida cotidiana é um caminho para a santidade. Os numerários celibato e assistentes numerários vivem em centros especiais, enquanto os associados são membros celibatários que vivem em suas casas particulares. A ordem foi fundada na Espanha em 1928 pelo padre Josemaría Escrivá com a aprovação do Papa Pio XII. A Igreja Católica proíbe as sociedades secretas e a participação nos mesmos. A Opus Dei tem sido investigada freqüentemente. Muitos afirmam que esta organização está agindo em segredo de promover uma agenda sinistra.


Illuminati
Illuminati, (plural do latim illuminatus, "aquele que é iluminado"), é o nome dado a diversos grupos, alguns históricos outros modernos, reais ou fictícios. Mais comumente, contudo, o termo "Illuminati" tem sido empregado especificamente para referir-se aos Illuminati da Baviera, uma sociedade secreta da era do Iluminismo fundada em 1 de maio de 1776. Nos tempos modernos, também é usado para se referir a uma suposta organização conspiracional que controlaria os assuntos mundiais secretamente, normalmente como versão moderna ou como continuação dos Illuminati bávaros. O nome Illuminati é algumas vezes empregado como sinônimo de Nova Ordem Mundial. Muitos teóricos da conspiração acreditam que os Illuminati são os cérebros por trás dos acontecimentos que levarão ao estabelecimento de uma tal Nova Ordem Mundial, com os objetivos primários de unir o mundo em uma única regência que se baseia em um modelo político onde todos são iguais.


Priorado de Sião
Grupo de variadas sociedades tanto verídicas como falsas das quais se destaca uma sociedade fraternal francesa fundada em 1956 por Pierre Plantard.
De acordo com as divulgações de Pierre Plantard, o Priorado seria uma sociedade secreta fundada em Jerusalém no ano de 1099 e que jurara proteger um segredo acerca do Santo Graal, entendido por estes autores como uma hipotética descendência humana de Jesus Cristo.


Maçonaria
Sociedade de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si." Existem, no mundo, aproximadamente 5,5 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes.


Skull and Bones
A Ordem da Skull and Bones, é originária da Yale University e era originalmente conhecida como a Irmandade da Morte. É uma das mais antigas sociedades secretas de estudantes nos Estados Unidos. Foi fundada em 1832 e a participação é aberta a uma elite de poucos. Os membros se reúnem toda quinta e domingo de cada semana em um prédio que eles chamam de "Tomb". Segundo Judy Schiff, arquivista-chefe na Biblioteca da Universidade Yale, os nomes dos membros não foram mantidos em segredo até os anos 1970, mas os rituais sempre foram. Ambos os Bush presidentes eram membros da sociedade. A sociedade é cercada por teorias da conspiração. A mais popular é que provavelmente a CIA foi criada com os membros do grupo. A CIA divulgou uma declaração em 2007, na qual negou que o grupo foi uma incubadora para a CIA.

Nenhum comentário: