quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bobó de Camarão


Ingredientes:
2 kg de camarão médio com casca
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 dentes grandes de alho amassados com 1 colher (chá) de sal
100 gramas de cebola em rodelas
2 dentes de alho
1,5 kg de mandioquinha
240 ml de vinagre
1 maço pequeno de coentro
1,5 kg de mandioca (também conhecido como aipim, em pedaços de cerca de 7cm de comprimento)
480ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
Pimenta malagueta amassada a gosto
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de coentro picado

Preparo:

Lave os camarões em água corrente e retire as cascas. Coloque as cabeças e as cascas numa panela grande e reserve. Elimine as tripas dos camarões, coloque-os numa tigela e tempere com o suco de limão e o alho amassado num pilão com sal. Cubra a tigela e reserve.
Coloque cerca de três litros de água fria na panela com as cascas e as cabeças, junte as rodelas de cebola, os outros dentes de alho, a mandioquinha, o vinagre e o maço de coentro. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Tire do fogo, escorra o caldo numa peneira e elimine as cascas e temperos. Coloque o caldo coado novamente na panela, junte a mandioca, leve ao fogo alto e deixe ferver. Diminua o fogo e cozinhe, com a panela tampada, até a mandioca ficar macia.
Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata a mandioca no liquidificador com parte do caldo. Regule a quantidade do caldo a ser usada de modo a obter um angú não muito grosso. Se quiser, deixe pedaços de mandioca sem bater, cortando-os em cubos pequenos e
juntando ao mingau.
Coloque o angú na panela, acrescente o leite de coco e o azeite de dendê, e cozinhe em fogo médio, mexendo com uma colher de pau, até a mistura ficar encorpada.
Tempere com o gengibre, a pimenta malagueta e sal a gosto. Junte os camarões reservados e cozinhe por cerca de sete minutos ou até ficarem rosados.
Acrescente o coentro picado, misture e tire do fogo.
Sirva com arroz branco e molho de pimenta.

Nenhum comentário: