domingo, 25 de julho de 2010

Telescópio localiza 140 planetas que podem ter vida

Em janeiro de 2009 o telescópio Kepler foi lançado com a finalidade de procurar planetas semelhantes ao nosso, desde então o projeto tem dado resultados. Nas últimas semanas 140 novos planetas parecidos a Terra foram encontrados. Com os novos dados, os cientistas acreditam que existam cerca de 100 milhões de planetas parecidos com o nosso e que possam abrigar vida apenas na Via Láctea.

O projeto continuará vasculhando o espaço em busca de planetas habitáveis pelos próximos quatro anos. O astrônomo Dimitar Sasselov afirma que nos últimos 15 anos cerca de 500 exoplanetas foram descobertos, mas nenhum foi considerado parecido com a Terra, ou seja, com a possibilidade de abrigar vida.

"Vida é um sistema químico que realmente necessita de um planeta pequeno, água e pedras e uma grande quantidade de complexos químicos para surgir e sobreviver. (...) Tem um monte de trabalho para fazermos com isso, mas os resultados estatísticos são claros e planetas como a nossa Terra estão lá fora. (...) Nossa própria Via Láctea é rica nesse tipo de planetas", disse o astrônomo durante a apresentação dos resultados do Kepler na conferência TEDGlobal, em Oxford, no Reino Unido.

Nenhum comentário: