sexta-feira, 30 de julho de 2010

Da Realidade para Ficção

Você, caro leitor, já deve ter assistido ao filme Minority Report - A Nova Lei. O filme, com Tom Cruise, se passa no futuro, onde a policia tinha um display gigante onde se podia ver o futuro para prender os assassinos antes mesmo que cometessem seus crimes. A interface com o usuário, que chamou muita atenção, era um sensor que captava gestos com as mãos, lembra? Pois bem, essa tecnologia, por incrível que pareça, já estava sendo desenvolvida antes mesmo do filme, em meados dos anos 1990, e é chamada de G-Speak (Dessa vez o “G” não é de Google). A semelhança não é coincidência. Produtores de Minority Report tiveram contato com a tecnologia, para a implantação no filme.

Esse sistema foi criado pela Oblong Industries, uma empresa que nasceu dentro da MIT. G-Speak é um projeto de interface, que leva elementos de 3D e realidade expandida, que facilitam e otimizam o tempo de tarefas, além de ser muito divertido.

O sistema funciona através de movimentos específicos com as mãos, assim o usuário interage com as funcionalidades do sistema operacional. Por exemplo, se eu estiver vendo um filme e quiser parar no meio, simplesmente faço o gesto de parar com a mão e o filme para, depois faço outro gesto de continuar e o filme continua.

Crédito da postagem: Nerdice ponto com

Nenhum comentário: