terça-feira, 13 de julho de 2010

Cinco ex-recordistas de velocidade máxima

431,07 km/h é a marca que o Veyron Super Sport acaba de estabelecer como recorde mundial para carros de produção em série. Em meio à disputa entre Bugatti e SSCpela primazia da velocidade, que tal relembrar os últimos cinco detentores da marca? É uma lista para Ferrari nenhuma botar defeito.
Jaguar XJ220 - 1993 – 349,4 km/h
Na única vez que a Jaguar se propôs a construir um supercarro, o resultado foi uma façanha de engenharia e design. Desenvolvido em parceria com a Tom Walkinshaw Racing (TWR), o XJ220 conseguiu ser o mais futurista, elegante e veloz carro do seu tempo. Seu motor V6 3.5 biturbo produzia 549 cavalos, e 65,7 mkgf de torque. O processo de fabricação da 281 unidades, porém, foi conturbado: apresentado com tração integral, o XJ220 acabou entregue com tração traseira apenas, e pela bagatela de 650 mil dólares. 
McLaren F1 - 1994 – 371,7 km/h
Ele é único em diversos aspectos: a inovadora disposição de três lugares, com o motorista no centro, a presença de um spolier retrátil que faz as vezes de freio aerodinâmico, o cofre do motor folheado a ouro, e o próprio motor, um colosso V12 de 6,0 litros produzido pela divisão Motorsport da BMW que tem o disparate de produzir 627 cavalos sem nenhuma sobrealimentação – dezesseis anos após seu surgimento, o McLaren F1 continua a ser o mais rápido carro aspirado produzido em série.
Koenigsegg CCR - 2005 – 387,9 km/h
Doze anos depois, o recorde do McLaren F1 seria finalmente quebrado pelos suecos doidões da Koenigsegg. O CCR surgiu como uma evolução esportiva do CC8S, com visual diferenciado, freios melhores e um motor V8 de 4,7 litros que recebia novos compressores para produzir 806 cavalos. Apenas quatorze exemplares foram fabricados artesanalmente entre 2004 e 2006. Um deles atingiu 387,37 km/h na pista de Nardo em fevereiro de 2005, mas a alegria durou pouco.  
Bugatti Veyron - 2005 – 408,5 km/h
O mais ambicioso superesportivo de todos os tempos tinha praticamente a obrigação de tomar para si o título de mais rápido automóvel de série. E o Veyron não decepcionou: em abril de 2005, registraria velocidades acima dos 408 km/h. A potência declarada (1001 cavalos) é mera formalidade: esses carros saem de fábrica com até 1040 cavalos, para não dar margem a insatisfações. O Veyron é uma obra de engenharia tão complexa e dispendiosa que o preço astronômico para a clientela (1,2 milhão de euros) provavelmente não cobre os custos de desenvolvimento. 
SSC Ultimate Aero TT - 2007 – 412,2 km/h
De certa forma, o Aero TT é a antítese do Veyron. Tudo o que o Bugatti tem de glamour e nobreza, o Aero dispensa a favor da praticidade. Seu interior é simplório, o design mostra-se limpo, quase genérico, e o acabamento é artesanal - no mal sentido. Mas o canhão V8 biturbo derivado do Corvette lança o carro a inacreditáveis 412,2 km/h, e a dirigibilidade já foi bastante elogiada por quem o testou. A SSC afirma que a última série do Aero TT tem 15% de potência a mais e pode ultrapassar os 430 km/h. Será que estão precisando de alguém para registrar o feito oficialmente?

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