quarta-feira, 12 de maio de 2010

Porque os personagens de animês japoneses têm olhos ocidentais?

J-rock, J-pop, mangás, animês... A cultura japonesa oferece muitas variedades para quem gosta  do universo alternativo à maneira japonesa.  E falando em animês, uma coisa que sempre me intrigou foi porque os personagens têm olhos ocidentais ao invés de olhos puxados, o que seria mais condizente a etnia oriental. Taí, agora eu sei, querem saber também? Confiram.

 Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros.

 Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do Ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.


Ta, mas qual a origem mesmo? A origem dos olhos grandes nos mangás e animês vem do teatro japonês onde os atores e atrizes se pintam e usam máscaras com olhos grandes para representar deuses e demônios e outras entidades da cultura japonesa.

Nenhum comentário: