quinta-feira, 15 de abril de 2010

As 5 cachoeiras mais altas do planeta !

  • 5ª. Cachoeira Yumbilla, Peru - 870 metros

Descoberta recentemente, a cachoeira Yumbilla é uma catarata em camadas, com quatro grandes quedass. Logo após a sua descoberta, o Ministério de Turismo do Peru preparou tours de dois dias para visitar Yumbilla junto com as cachoeiras Gocta e Chinata.
____________________

  • 4ª. Cachoeira Olo'upena, EUA - 900 metros

Localizada na isolada e remota ilha havaiana de Molokai, Olo'upena é cercada por enormes montanhas dos dois lados. A cachoeira não tem muita água fluindo - seu volume é extremamente fino comparado ao de outras cachoeiras desta lista - mas a falta de água é compensada por sua altura massiva.
____________________

  • 3ª. Cataratas Las Tres Hermanas, Peru - 914 metros


A cachoeira é chamada assim porque possui três quedas separadas. Duas das quedas de cima são visíveis do ar, e a água cai em uma bacia ampla, de onde a terceira queda emerge. As três quedas estão completamente cercadas pela floresta com árvores com até 30 metros de altura.
____________________

  • 2ª. Cachoeira Tugela, África do Sul - 948 metros

Consiste de uma queda em cinco camadas, sendo uma delas de 411 metros. Tugela começa no topo de uma montanha parecida com uma arena conhecida como Mont-Aux-Sources. Ela é uma queda d'água relativamente fina, com uma largura de cera de 15 metros, e um volume médio de cerca de 15 metros cúbicos por segundo.
____________________

  • 1ª. Salto Ángel, Venezuela - 979 metros

Salto Ángel (ou Kerepakupai merú, ou Parakupa-vena), localizada na Venezuela, tem a honra de ser a mais alta cachoeira do mundo, com impressionantes 979 metros. Antes da queda principal - a maior do mundo sem interupção -, a cachoeira tem 400 m de cascatas inclinadas, seguidas de uma queda menor de 30 metros. Só então a água despenda 807 metros a partir de um platô achatado conhecido como Auyan-Tepui (Montanha do Diabo).


A área que cerca Salto Ángel é conhecida por sua beleza particular - uma miríade de plantas e flores fica perto do platô, incluindo a lantana amarela e laranja, a quaresmeira violeta, a mimosa cor-de-rosa e muitos tipos de orquídeas e bromélias. Até o clima perto de Auyan-Tepui é afetado pela Salto Ángel.
Devido à enorme altura da queda, rajadas de vento criam uma neblina massiva e espalham gotículas de água em torno do platô, e as chuvas misturadas com a cascata de água podem criar quedas extras da cachoeira.

Nenhum comentário: