sábado, 6 de fevereiro de 2010

Top 10 piores profissões comuns do mundo.

Em face da proliferação de listas que se dedicam às atividades bizarras, tais como examinadores de cocô de baleia, limpadores de cinema pornô, limpadores de bundas de atletas de sumô, limpadores indianos de fossa séptica, etc, é hora de examinar outras profissões mais corriqueiras e, nem por isto, menos terríveis.

Veremos que esta gente que trabalha com lixo, excrementos, violência, putrefações, esgoto, corrupção, fluídos tóxicos, contaminações, calor extremo, etc., muitas vezes não são valorizados socialmente e muito menos remunerados dignamente.

10) Professor
Piores profisões do mundo - Professor
Nos países de educação fracassada (Brasil), o professor vale menos do que pó de giz, por culpa do Estado que paga mal e da sociedade que rejeita qualquer tentativa de imposição de disciplina em cima dos seus monstrinhos mimados.

9) Médico.
Piores profissões do mundo - Médico
O elevado conceito social atingido por esta categoria não impede que ela seja uma das piores. Por lidar basicamente com doenças infecto-contagiosas, inflamações, putrefações, fezes, em ambientes imundos e contaminados (hospitais), estes profissionais fazem por merecer um destaque nesta lista. Para quem só olha o glamour desta atividade, saiba que a rotina médica é cheia de incidentes que terminam em contaminação de médicos e enfermeiros com hepatite C, Aids, sífilis e outras doenças contagiosas adquiridas pelo contato acidental com sangue contaminado.

8) Policial
Piores profissões do mundo - Policial
Do jeito que a coisa anda, ou os policiais passam a andar com armadura de Robocop, ou continuarão a ser dizimados. Nos países avessos à repressão (Brasil), o policial é desprezado pelo Estado, que não lhe dá as mínimas condições de trabalho e remuneração e, de quebra, lhe mete um processo ao mínimo tiro disparado. Juntando-se a isso o fato da população civil não morrer de amores pelo trabalho policial, está formado o quadro da dor.

7) Lixeiro.
Piores profisões do mundo - Lixeiro
Por razões óbvias o lixeiro é mal visto e desvalorizado socialmente, no entanto, é ele que leva as nossas imundícies e as destina num lugar que nem sequer queremos saber:

6) Manipulador de boca de forno.
Piores profisões do mundo - Manipulador de boca de forno
Para que tenhamos produtos forjados no fogo tais como carros, liquidificadores, garrafas térmicas e computadores, alguém deve se sujeitar a trabalhar na boca de fornos quentíssimos enfrentando calor lancinante em ambientes cuja temperatura ultrapassa facilmente os 60 graus.

5) Inspetor de alta-tensão.
Coreografia do perigo
Enquanto estamos aqui calmamente lendo este texto no computador, milhares de super heróis vagueiam pelo mundo ao logo das trilhas dos condutores de alta tensão inspecionando as linhas de transmissão a “quente”, ou seja, com a energia ligada, porque exigimos o suprimento desta durante as 24 horas do dia. Diante do perigo constante, eventualmente os inspetores levam choques mortais e viram carvão, tudo em nome do nosso conforto. [Blogpaedia]

4) Piloto de avião agrícola.
Piores profissões do mundo - Piloto de Avião Agrícola
Paradoxalmente ao fato da aviação ser certamente o transporte mais seguro do mundo, a aviação agrícola é uma das atividades mais mortais. Além da contaminação permanente pelo contato epidérmico e a inalação de produtos químicos venenosos, a rotina diária do piloto é a realização de arriscadas manobras a baixa altura enfrentando vários obstáculos, desde árvores e construções aos temíveis fios elétricos.

3) Minerador.
Piores profissões do mundo - Minerador
É sabido que os mineradores se aposentam com 15 anos de serviço. Também é sabido que eles raramente aproveitam a sua tenra idade para descansar, já que morrem pouco tempo depois vítimas das chamadas doenças ocupacionais, tais como a silicose e outras relacionadas à destruição do tecido pulmonar.

2) Mergulhador de fluídos contaminados.
Piores profissões do mundo - Mergulhador de Esgoto
Obviamente ninguém nasce querendo viver mergulhado nos mais repugnantes fluídos já produzidos pela humanidade, entre esgotos e rejeitos industriais.

1) Político.
Piores profissões do mundo - Político
Sem dúvida alguma, a profissão mais suja do mundo é a do político, por conviver rotineiramente com o lodo da corrupção... e fatalmente acabar afundando nele.

Esta pequena lista se viu obrigada a omitir várias outras profissões igualmente terríveis, que se ninguém assumisse, diminuiria com certeza a nossa qualidade de vida: prostitutas, mergulhadores de celulose, preparadores de cadáveres, carcereiros, coveiros, astronautas, e muitas outras composta de abnegados que gostam do que fazem e de pessoas que fazem o que fazem em razão dos contingenciamentos da vida.

Nenhum comentário: