sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Qual a Diferença de DDR para GDDR?

Muita gente acha que memorias DDR e GDDR são iguais, mas não são aqui vai uma breve explicação das diferenças.

DDR x GDDR
Até um tempo atrás, as memórias utilizadas em placas de vídeo era exatamente a mesma utilizada nos computadores…
Porém com o passar do tempo, as placas de vídeo começaram a exigir cada vez mais performance, e para isso a memória RAM (SDRAM, DDR, DDR 2 e DDR3), utilizada nas VGA´s, foi adaptada, passando a ser chamada de GDDR (GDDR2, GDDR3, etc), no qual o “G” refere-se a “gráfica”, por tanto, tornou se memória gráfica..
O que mudou?
Nas memórias GDDR2, a voltagem foi alterada de 1,8v (DDR2) para 2,5v, tal alteração se deve ao fato, de que quanto maior a voltagem utilizada, maior os clocks alcançados pela memória (quem faz overclocking sabe muito bem disso), porém a GDDR2 possui um defeito, por ter voltagem maior, aumentou o consumo de energia, e por consequência a geração de calor, o que não era vantajoso, e por este motivo não é muito utilizada.
Já as memórias GDDR3 podem operar a 2.0V (samsung) ou 1.8V (memórias de marca), resolvendo o problema de aquecimento, e mantendo os altos clocks.
Atualmente é possivel encontrar placas de video com memória GDDR5, como por exemplo a HD4870 X2 que pode ser encontrada com GDDR 5 de 1.35v ou 1.5v (dependendo do fabricante).
Visualmente não é possivel identificar se a memória é GDDR, ou DDR.. porém através do código gravado em seu encapsulamento, é possivel pesquisar na internet, identificando assim o tipo de memória, frequência e voltagem.

Nenhum comentário: